Exploração Oceânica 500 a.C.-1a.C

5000
aC

4500 aC 
Começa o Mergulho Oceanica

Em torno deste tempo, as culturas costeiras como os da Grécia e China começam mergulhar no mar como fonte de recolha de alimentos, o comércio e, possivelmente, até mesmo a guerra.
4000
aC

4000 aC 
Primeira embarcações à vela 

Os antigos egípcios a desenvolveram as primeiras embarcações à vela. Estes navios foram provavelmente só usado para velejar no Mediterrâneo oriental e perto da foz do rio Nilo.
1000
aC

600 aC 
Primeiras rotas marítimas 

Em busca de estanho e outros recursos, os antigos fenícios desenvolver rotas marítimas em torno do Mediterrâneo e no Mar Vermelho e no Oceano Índico. 590 aC Eles também chegaram a Inglaterra por velejarem ao longo da costa da Europa Ocidental.
500
aC

360 aC 
Primeiro Mergulho Sino bruto
O filósofo grego Aristóteles menciona o uso de uma espécie de sino em bruto, de abastecimento de ar de mergulho.

325 aC 
Viagem de Pytheas

um astrônomo e geógrafo grego chamado Pytheas navega para o norte para fora do Mar Mediterrâneo. Durante esta viagem, ele atinge a costa da Inglaterra e pode mesmo ter feito isso na média entre a Islândia e a Noruega. Pytheas usa avistamentos de a Estrela Polar para determinar a latitude como ele navega. Este explorador cedo também descobre que as marés estão relacionadas com as fases da lua.
200
aC


200 aC 
circunferência da Terra 
O astrônomo grego Eratóstenes se torna a primeira pessoa a determinar a circunferência da Terra. Ele usa os ângulos de sombras e da distância entre Alexandria e Siena para se chegar a um valor de 40.000 km. A circunferência verdadeira da Terra é de 40,032 km.
100
aC

150 aC 
Mapa de Ptolomeu

O astrônomo grego Ptolomeu e geógrafo produz um mapa do mundo antigo, que inclui os continentes da Europa, Ásia e África, bem como os oceanos que cercam. Este mapa precoce é uma das primeiras conhecido para incluir linhas de latitude e longitude.Infelizmente este mapa seria perdido para a história, mas que ser redescoberto nos anos vindouros.