1601-1800


1620

1620 
Primeiro submarino 

médico holandês Cornelis Drebbel constrói o primeiro submarino do mundo. O barco é feito de madeira reforçado com ferro e coberto com couro. No interior, 12 remadores estão sentados seis de cada lado. Eles remaram com os remos que se destacam aos lados através de mangas apertadas de couro de ajuste para manter a água fora. Drebbel faz várias viagens em seu submarino no rio Tamisa, perto de Londres, a uma profundidade de cerca de 12 a 15 pés.
1690


1690 
Primeiro Air-reabastecido Escafandro

O Inglês astrônomo Edmund Halley desenvolve um sino de mergulho em que a atmosfera na campainha pode ser reabastecido através do envio de barrís de ar abaixo da superfície.

1698 
Viagem de Edmund Halley

astrônomo Edmund Halley Inglês faz o que pode ser a primeira viagem científica para estudar a variação da bússola magnética. Durante suas viagens, ele também faz importantes contribuições para a compreensão dos ventos alísios.
1710


1715 
Primeiro  traje
 à prova d'água
Chevalier de Beauve, um guarda da Marinha Francesa, desenvolve um traje impermeável com sapatos de chumbo. O ar é fornecido a partir da superfície por dois tubos de couro presas ao capacete.

1715 
Primeiro Mergulho dispositivo fechado 

inglês John Lethbridge desenvolve um dispositivo completamente fechado, escafandro de um homem só.O dispositivo é feito a partir de um reforçado barril em couro de ar, equipado com uma vigia de vidro para visualização, e dois furos de braço com mangas estanques.
1760


26 de agosto de 1768 
a primeira viagem do Endeavour
tenente James Cook deixa o porto de Plymouth, Inglaterra, em uma viagem para observar o trânsito do planeta de Vênus através do sol. Durante esta e duas viagens a seguir, Cook teria de explorar e mapear o Oceano Pacífico. Ele é a primeira pessoa a usar um cronômetro para determinar com precisão sua longitude no mar.
1770

1772 
capacete Practical Primeiro Mergulho
O cientista francês Sieur Freminet inventa um aparelho de mergulho capacete mangueira, na qual o ar é bombeado a partir da superfície com um reservatório em forma de ovo. O ar atinge o mergulhador através de uma mangueira ligada ao capacete. Este sistema proporciona um fornecimento constante de ar para o mergulhador. Com este dispositivo, Freminet é capaz de ficar submersa a uma profundidade de 16 metros por até 1 hora.
1780


1785 
diversos Franklin Marítima Observações
americano patriota e inventor Benjamin Franklin escreve uma longa carta a um colega científica na França. Conhecido como suas observações Marítimos diversos, a carta anuncia a descoberta da Corrente do Golfo e toques em uma ampla gama de assuntos marítimos, tais como métodos de propulsão de navios, o projeto do casco, e causas de desastres no mar.

1788 
Primeiro verdadeiro sino de mergulho 

americano John Smeaton incorpora diversas melhorias para o sino de mergulho. Ele constrói o sino feita a partir de ferro fundido e é o primeiro a utilizar uma bomba manual eficiente para sustentar o fornecimento de ar através de uma mangueira. Um sistema de reservatório de ar e válvulas nonreturn para manter o ar de ser sugado de volta até as mangueiras quando a bomba pára.
1790


1797 
Primeiro Traje de Mergulho 

alemão Karl Heinrich mecânico Klingert cria um dispositivo que é o primeiro a ser chamado de "roupa de mergulho". Trata-se de uma jaqueta e calças de couro à prova d'água, um capacete com um vigia, e uma frente de metal. É ligada a uma torre com um reservatório de ar. O reservatório não pode reabastecer si, de modo que o terno tem uma duração de tempo limitado de mergulho.
1800

1800 
O Nautilus

Robert Fulton, inventor do navio a vapor, constrói um submarino antigo chamado A Nautilus.Esta embarcação em forma de charuto é feito de madeira sobre chapas de ferro, e usa um leme horizontal para controlar o movimento para cima e para baixo do submarino. Este sistema de leme ainda está em uso hoje.