1801-1900


1800

1807 
EUA Costa Pesquisa Fundada 

Presidente Thomas Jefferson assina uma lei que institui o United States Coast Survey.A organização estuda a costa leste dos Estados Unidos e retorna os dados sobre uma vasta gama de assuntos marítimos, incluindo as marés e as correntes de maré, características fundo do mar, e as características físicas e de profundidade perto da costa águas.
1820

1825 
Primeiro uso de Scuba

inglês William H. James projeta um equipamento autônomo de respiração debaixo d'água, ou mergulho. No projeto de James, o mergulhador usa um capacete e carrega um suprimento de ar comprimido em um cinturão de ferro fundido preso ao redor da cintura. Este dispositivo permite que o mergulhador permanecer submerso por até uma hora.
1830

27 de dezembro, 1831 
Voyage of the Beagle HMS
naturalista Inglês Charles Darwin afasta Inglaterra a bordo do HMS Beagle. O objetivo da expedição é realizar um levantamento da Patagônia e Tierra del Fuego. Darwin estuda as plantas e animais em cada nova parada. Ele descobre muitas espécies únicas nas Ilhas Galápagos, na costa do Peru na América do Sul. Estas descobertas levam a sua teoria revolucionária da evolução. Em seu livro, A Origem das Espécies , Darwin sugere que o oceano pode ser um santuário para os fósseis vivos.

1837 
Primeiro Traje de Mergulho Prático 
Augustus Siebe, um construtor de instrumentos alemão, refina e melhora projetos anteriores roupa de mergulho e introduz o "Siebe vestido Melhor Mergulho". Este traje de mergulho é o antecessor fiel ao terno deep-sea famoso mergulho familiar para hoje todo mundo. O design aprimorado permitiu uma maior liberdade de movimento para o mergulhador e seria usado para mais de um século.
1840


03 de janeiro de 1840 
Primeira Ressonância 
 Modern 
Sir James Clark Ross realiza o primeiro ressonância oceânica aberto águas profundas soando em 2425 braças (14.450 pés) no sul do Oceano Atlântico em 27 de Latitude S Longitude 17 W. A sondagem é feita com o método tradicional de baixando uma corda de cânhamo sobre o lado do navio.

1842 
Darwin em recifes de 
Coral
Charles Darwin publica A estrutura e distribuição dos recifes de coral. Neste trabalho ele discute como atóis de coral são formados a partir da subsidência e erosão de ilhas vulcânicas.

1843 
Especulações sobre Vida no Mar Profundo
naturalista britânico Edward Forbes afirma sua crença de que a vida não pode existir abaixo de 300 braças (1800 pés) no mar profundo. Esta declaração começa um debate de 20 anos sobre a possível existência de uma zona sem vida no oceano conhecido como uma zona azóico.

1849 
da Plataforma Continental
da Costa sondagens Inquérito de apoio do Golfo resultado investigações córrego na descoberta da quebra da plataforma continental e do talude continental.
1850


1853 
Descoberta de Vida no Mar Profundo 
teoria Edward Forbes "sobre a vida do mar é posta em causa quando Pourtales Louis F. de Pesquisa da Costeira dos EUA analisa Costa Pesquisa soar operações que encontrar indícios de vida em profundidades de mais de 1000 braças (6000 pés).

1857 
Primeiro desfiladeiro no Mar Profundo Descoberto
James Alden, comandante do navio Coast Survey Active, descobre um vale submarino profundo, ou "ravina", no centro de Monterey Bay, na costa da Califórnia. Alden tinha descoberto o primeiro conhecido desfiladeiro do mar profundo, agora conhecido como Monterey Canyon. Este canyon estende 95 milhas no Oceano Pacífico e atinge uma profundidade de 11.800 pés.
1860

1860 
primeiro gráfico da corrente do Golfo
O primeiro gráfico da corrente do Golfo é publicado pela Pesquisa Costeira dos EUA.A Corrente do Golfo é uma corrente oceânica quente que se origina no Golfo do México e viaja até a costa leste da América do Norte, onde ele traz clima mais quente para as regiões do norte do Oceano Atlântico.

1867 
Prova de Vida no Mar Profundo
naturalista americano Louis F. de Pourtales realiza operações de dragagem do Coast Survey Steamers Corwin e Bibb na costa sul da Flórida. Durante a operação, ele vê sua vida prolífico que se estende abaixo de 300 braças (1800 pés).

1868 
Vida em Abundância no Mar Profundo
escocês naturalista Charles Thomson Wyville dragas do fundo do oceano a partir do Relâmpago HMS e Porcupine e descobre a vida tão profundo como 2.400 braças (14.400 pés). Esta evidência finalmente refuta teoria Edward Forbes "de um morto (azóico) zona abaixo de 300 braças (1800 pés) .
1870

1872 
Primeira sondagem Fixo
físico e engenheiro irlandês Sir William Thomson inventa uma máquina fixa operacional de som. Modificações desta máquina finalmente substituir os tradicionais métodos de corda de cânhamo som. As novas máquinas de telefonia fixa são mais rápidos e precisos, tornando muito mais fácil para os pesquisadores para examinar as profundezas do oceano.

21 dezembro de 1872 
Viagem do HMS Challenger
Intrigado com o trabalho anterior por Charles Darwin a bordo do Beagle, as velas HMS Challenger de Portsmouth, Inglaterra e começa um período de quatro anos ao redor do mundo. Durante a viagem, os cientistas testar a temperatura, salinidade e densidade da água do mar. É também recolhida informação sobre correntes oceânicas, sedimentos e meteorologia. A tripulação descobre cadeias de montanhas submarinas e centenas de espécies previamente desconhecidas. Esta pesquisa está finalmente consolidados em um relatório de pesquisa 50-volume conhecido como O Relatório Challenger . Esta pesquisa constitui a base da moderna oceanografia.

1874 
Sigsbee Máquina Sounding
Comandante Charles D. Sigsbee comanda a Costa do Inquérito Steamer Blake, onde ele modifica o Thomson Máquina de sondagem. Seu instrumento é denominado o melhor Máquina Sigsbee Soar. Esta nova máquina torna-se o modelo básico de telefonia fixa soando no fundo do mar para os próximos 50 anos.
1880


1882 
Primeiro Navio de Pesquisa Oceanográfica 
Os EUA Pescas Albatross Steamer Comissão começa a operar. O Albatroz é o primeiro navio construído por qualquer governo com o único propósito de pesquisa oceanográfica. Este ferro de casco, navio gêmeo-parafuso que conduzirá investigação marinha sério para quase 40 anos até que seja finalmente desativada em 1921.