1901-Presente


1910

1912 
Scripps Institute
 Scripps Institution of Oceanography torna-se filiado à Universidade da Califórnia. Scripps é um dos líderes mundiais em centros de investigação marinha e está localizado em La Jolla, Califórnia, ao norte de San Diego.

15 de abril de 1912 
Titanic afunda
 Os White Star Liner Titanic afunda após colidir com um iceberg no Atlântico Norte.Mais de 1500 passageiros perdem a vida durante um dos piores desastres marítimos da história em tempos de paz. Esta tragédia leva a um esforço concertado para elaborar um acústico, da descoberta de objetos na água à frente de um navio em movimento.
1920


1925 
Mapeamento dos Oceanos
 As velas dos navios alemães de meteoros em todo o Oceano Atlântico, tendo as medidas detalhadas do fundo do mar utilizando equipamentos eco-sondagens. Estas viagens revelar novas informações sobre a forma ea estrutura do fundo do oceano.
1930
 1930 
Instituto Oceanográfico Woods Hole

 em Cape Cod, Massachusetts, o Instituto Oceanográfico Woods Hole é fundada.Woods Hole se tornaria um dos líderes mundiais em instituições de pesquisa oceanográfica.

1934 
Primeiro Mergulho no Oceano Profundo

 William Beebe e Otis Barton descem em uma esfera presa a uma profundidade de um quilômetro, onde eles encontram um mundo inédito de bizarras criaturas luminescentes.

1935 
 desenvolvidos 
Sono boia
  Pesquisadores da Inspeção Hidrográfica e Geodésica inventar uma rádio telemetria automática sono-bóia. Este instrumento elimina a necessidade de navios estação tripulados durante Acústico Rádio Variando ( RAR operações) de navegação. Este instrumento é considerado como sendo o primeiro largo ancorado instrumento telemedida.

1937 
Bathythermograph Inventado

  Geofísico e oceanógrafo Athelstan Spilhaus inventa o bathythermograph, um dispositivo de medição que registra continuamente a temperatura . O nome da invenção do resiste ao teste do tempo, e ainda está em uso hoje.

1938 
 
 Descoberto Celecanto Ao vivo
  pescadores ao largo da costa da África do Sul puxar um peixe de cinco metros identificado como um celacanto, um fóssil vivo considerada extinta desde os tempos dos dinossauros. Desde então vários  celacanto vivo  têm sido descobertos em águas costeiras africanas.
1940
 1941 
a II Guerra Mundial

  Durante a Segunda Guerra Mundial, os sistemas eletrônicos de navegação são desenvolvidos para bombardeio de precisão. Alguns anos mais tarde, a Inspeção Hidrográfica e Geodésicarealiza seus primeiros levantamentos hidrográficos utilizando esses sistemas. Pesquisa durante a guerra leva a muitas novas ferramentas para a exploração do oceano, incluindo oceanográfica sistemas de câmera, magnetômetros antigos, instrumentos de sonar Sidescan e tecnologia cedo para guiar veículos operados remotamente ( ROVs ) .

1943 
Primeiro Mergulho Moderno

  exploradores Jacques Cousteau e Emile Gagnan desenvolver o primeiro mergulho que permite aos mergulhadores ficar submerso por longos períodos e de forma mais eficaz explorar o reino do oceano.

1948 
Primeiro Submarino Nas Aguas Profundas 

  físico suíço Auguste Piccard mergulhos em seu veículo novo design conhecido como um batiscafo. É a primeira nave sem restrições  para transportar pessoas para as águas profundas dos oceanos. Seu filho, Jacques Piccard, logo tomaria o batiscafo para o ponto mais profundo do oceano.
1950

1951 
ponto mais profundo Oceano Encontrado

O navio britânico Challenger II salta as ondas de som no fundo do mar e localiza o que parece ser ponto mais profundo do mar. Quase sete quilômetros de profundidade, que é posteriormente nomeado o Challenger Deep. Localizado na costa das Ilhas Marianas, no Oceano Pacífico, o local é conhecido hoje como a Fossa das Marianas.Se você poderia colocar o Monte Everest no fundo do oceano na Fossa das Marianas, seu cume iria mentir sobre uma milha abaixo da superfície do oceano.

1955 
Striping Magnetic Descoberto

Em um projeto conjunto com a Marinha dos EUA e do Scripps Institution of Oceanography, o Hidrográfica e Geodésica Pioneer navio de pesquisa reboca o magnetômetro marinha em primeiro lugar e descobre striping magnético no fundo do mar ao largo da costa oeste dos Estados Unidos. Esta descoberta prova que o fundo do mar está se espalhando, proporcionando credibilidade significativa para a teoria das placas tectônicas.
1960


23 de janeiro de 1960 
mergulho mais profundo Oceano 

Jacques Piccard, filho do explorador agosto Piccard, e outros dois homens descem para o mar a uma profundidade de 35,797 pés, cerca de sete quilômetros. Eles fazem a viagem no Trieste, um veículo robusto submarina conhecida como um batiscafo.Trieste foi desenhado por Piccard e construído há vários anos. Os mergulhadores descobrem peixe e outro de vida em alto-mar incrível a estas profundidades enormes.

1961 
Sistema de Reboque Desenvolvido

A Instituição Scripps de Oceanografia começa o desenvolvimento do sistema profundo de Reboque. Este sistema de sonar torna-se o precursor de todos os sistemas remotamente operados e não-tripulado oceanográficos hoje.


1962 
Primeiros Habitat 
subaquático
Vários experimentos são conduzidos pelo qual as pessoas vivem em habitats subaquáticos. Os pesquisadores deixar o habitat para a exploração e voltar novamente para a alimentação, sono e relaxamento. Os habitats são fornecidos por ar comprimido a partir da superfície. No primeiro experimento tal, Conshelf (plataforma continental) One, Jacques Cousteau e sua equipe passar sete dias sob 33 metros de água perto de Marselha, na França, em um habitat Diógenes eles nomes.

1963 
Primeira  multifeixe Soando

O primeiro sistema de sondagem multifeixe operacional está instalado no Compass USNS Island. Este sistema observa um número de sondagens para a esquerda e direita da cabeça de um navio, bem como na vertical. Isto permite o desenvolvimento de um mapa relativamente preciso do fundo do mar, enquanto o navio prossegue sobre uma linha de levantamento.

1965 
primeiro robô subaquático

A Marinha desenvolve Halibut, um submarino que pode baixar quilômetros de cabos que carregam as luzes, câmeras e outros equipamentos para espionar inimigos armamentos e material perdidos no fundo do mar.
1970

Outubro de 1970 
NOAA Fundada

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica é estabelecida. Este órgão do governo dos EUA é responsável por todo o tempo dos EUA e previsão climática, acompanhamento e arquivamento de dados atmosféricos e oceânicos, gestão das pescarias marinhas e mamíferos, o mapeamento e gráficos de todas as águas dos EUA, a gestão da zona costeira, pesquisa e desenvolvimento em todos esses áreas.

1977 
As fontes hidrotermais Descoberto

cientistas a bordo do mar profundo submersível, Alvin, descobrir e documentar incríveis respiradouros hidrotermais de profundidade no Oceano Pacífico Oriental. Água escaldante saindo de estas aberturas enriquece a água com nutrientes e fornece alimento para as bactérias e uma série de outros organismos. Esta descoberta rochas da comunidade científica, porque, pela primeira vez, um ecossistema foi encontrado que prospera sem a energia do sol. Em vez de confiar na luz solar e da fotossíntese, estes ecossistemas prosperar em energia química por meio de um processo conhecido como quimiossíntese.
1980

20 de julho de 1985 
Atocha Encontrado

famoso caçador de tesouros Mel Fisher encontra os destroços do Atocha ao largo da costa de Florida Keys. Deitado em apenas 55 metros de água, a Atocha em breve produzir o maior tesouro já recuperado de um naufrágio. A descoberta viria a um preço, no entanto. Mel perde seu filho, Dirk, a esposa de Dirk, e outro membro da tripulação em um trágico acidente de barco em 1975, enquanto procurava a Atocha.

Primeiro de setembro de 1985 
Titanic Encontrado

Dr. Robert Ballard, com a ajuda de um submarino pequeno robô chamado Jason, descobre os destroços do Titanic. O naufrágio encontra-se em 12.500 pés (dois e meio milhas) de água cerca de 375 quilômetros da costa de Newfoundland, no Canadá. Titanic é encontrado em duas peças separadas, correndo todas as esperanças de um dia levantando o navio poderoso.
1990


1995 
Mapeamento chão Mar do Espaço

A desclassificação de dados Geosat radar de altimetria por satélite leva para o mapeamento de todo o mundo do fundo do mar a partir do espaço por Walter Smith e Dave Sandwell. Os dados observados melhora significativamente a precisão sobre as imagens anteriores da bacia do oceano.